segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Perigos das pulgas



Todos pensamos em pulgas como sendo uma chateação - mordem pessoas e animais, causando coceira e protuberâncias vermelhas. Esta reação vem de uma substância na saliva das pulgas, e alguns animais reagem a isso mais fortemente que outros. Animais que desenvolvem uma sensibilidade a mordidas de pulgas (Dermatite Alérgica à Picada de Pulga ou DAPP), podem apresentar como sinais clínicos mais frequentes: prurido("coceira") cutâneo (localizado ou generalizado), eritema, máculas e pápulas crostosas. Os animais então esfregam-se, coçam-se, lambem-se e mordem-se gerando lesões secundárias de pele como feridas, crostas e alopecia. A base da cauda e a região dorso-lombar são as zonas mais afetadas, mas qualquer parte do corpo pode ser afetada. Pode desenvolver-se piodermite superficial ou profunda, dependendo da gravidade.

Além de serem irritantes, as pulgas podem trazer doenças. A pulga é portadora no seu trato digestivo de uma forma larvar do parasita intestinal - Dipilydium caninum. Quando a pulga é ingerida pelo cão ou gato (quando sente a picada e se mordisca), a pulga é digerida no estômago do animal e a larva progride até seu intestino onde se fixa, se alimenta e evolui para uma tênia adulta eliminadora de segmentos ovígeros que vão perpetuar o parasita e contagiar outros animais ou pessoas.

A pulga pode causar anemia quando em infestações massivas, pondo, em casos extremos, a vida do animal em perigo. Nestes casos, o tratamento exige para além do combate à pulga, a realização de transfusão de sangue acompanhada de tratamento médico.

Em alguns casos a pulga pode igualmente ser portadora de hemoparasitas (parasitas sanguíneos) responsáveis por casos de Anemia Infecciosa Hemolítica. Estas doenças sem um diagnóstico e tratamento adequados poderão por a vida do seu animal de estimação em perigo.

Já que as pulgas incomodam e podem ser prejudiciais à saude humana e dos animais de estimação, livrar-se delas é prioridade número um. Vamos manter nossas casa e nossos animaizinhos livres de pulgas.

3 comentários:

  1. a pulga de gato pode contagiar os seres humanos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Sara Teves por q a do gato e a do cachorro é diferente e só faz mal a do cachorro entendeu?;

      Excluir
    2. Não Sara Teves por q a do gato e a do cachorro é diferente e só faz mal a do cachorro entendeu?;

      Excluir