domingo, 25 de julho de 2010

10 DICAS NA CONSULTA VETERINÁRIA


Alguma vez você saiu do consultório do veterinário cheio de dúvidas, achando que a consulta poderia ter sido melhor, ter “rendido” mais?

Se você respondeu que sim, não se preocupe. Nós, veterinários, também achamos que elas podem melhorar.

Então, aqui vão alguns conselhos para que a próxima consulta seja melhor:

1. Não esqueça a carteirinha de vacinação de seu animal de estimação. O médico veterinário deve solicitar informações como a data das vacinas, para verificar se estão em atraso. Não desconte no veterinário o fato de você ter esquecido de vacinar seu cão ou gato, é de responsabilidade do proprietário cuidar desse aspecto da saúde do animal.

2. Seja mais tolerante. A sua consulta pode atrasar um pouco porque o veterinário teve uma urgência ou alguma consulta que necessitou de atendimento prioritário. Um dia você também pode precisar de um “encaixe” e os outros podem ter que ceder o horário a você.

3. Acompanhante é para quem precisa, evite levar crianças, adultos dependentes na consulta, para não tumultuar. No máximo, um acompanhante, de preferência aquele que saiba o que está acontecendo com o animal, e que possa auxiliar no momento da contenção, para fazer exames, coletar sangue ou aplicação de medicamentos.

4. Tenha foco naquilo que motivou a consulta. Evite perder tempo contando a história da sua vizinha ou daquele parente que tem um animalzinho que teve algo parecido há vinte anos. Conte os sintomas que o seu bichinho de estimação apresenta, e descreva objetivamente ao veterinário o que é importante. Se você não souber como fazer isso, o veterinário procurará dirigir a consulta, fazendo perguntas sobre os vários órgãos e sistemas. O seu tempo e o do seu veterinário são preciosos.

5. Não exagere e nem esconda os sintomas. Aquela dor de barriga “terrível” e aquela falta de apetite “muito preocupante” de seu animalzinho não são dignas de muita credibilidade quando ele entra no consultório todo gorduchinho, pulando, e você ainda relata que ontem ele comeu pizza, por exemplo. Da mesma forma, uma dorzinha contínua pode ser importante. Seja coerente e sincero com seu veterinário.

6. Informe corretamente medicamentos que seu animalzinho já está utilizando. É freqüente o veterinário perguntar sobre remédios e o proprietário dizer que é aquele “azulzinho” ou o “comprimido branquinho”. É impossível para qualquer veterinário lembrar cores e formas de todos os medicamentos. Tenha sempre anotado o nome, a dose e o horário de cada um dos medicamentos. Isto faz com que não sejam receitados remédios com efeitos adversos e nem repetidos.

7. Monte uma pasta com todos os exames recentes (dos últimos seis meses, no mínimo), receitas de medicamentos tomados em consultas anteriores, carteira de vacinação, e toda documentação referente a seu animalzinho. O histórico de doenças pregressas agilizam a consulta e facilitam o raciocínio do veterinário, além de servirem para comparações. Guarde-os com cuidado então.

8. Confie em seu veterinário. Construa uma relação sólida com ele. Quem tem um veterinário, tem um veterinário. Quem tem três, não tem nenhum. Um deles tem que ser o veterinário que orienta o tratamento, que conhece melhor seu animalzinho, que monta o quebra-cabeças dos seus sintomas e queixas. Os outros o ajudam quando necessário. Um bom clínico geral no momento certo é melhor que um especialista fora da sua área de atuação.

9. Evite consultas por telefone e pela internet. O veterinário tem que avaliar seu pet como um todo, mesmo que ele o conheça bem. Os Conselhos de Medicina Veterinária não aprovam as consultas pela internet, justamente por este motivo. E embora a internet seja uma grande fonte de informações, nem tudo que está escrito é verdadeiro. Cheque bem se as fontes são confiáveis.

10. Desligue seu celular antes de entrar no consultório. Sim, é isto mesmo. Você pode viver sem ele por algum tempo. Há alguns anos eles não existiam e você vivia perfeitamente bem. O momento da consulta é importante para seu animalzinho de estimação e para seu veterinário. Toda a consulta é feita de maneira coerente, e conforme você vai relatando, o veterinário vai ordenando as idéias e formando o raciocínio clínico. Um toque de telefone acaba com tudo isso. Deixe-o no modo silencioso e após a consulta você checa as mensagens e chamadas.

Imprima e guarde estes conselhos. Na próxima consulta ao veterinário, eles poderão fazer a diferença.