terça-feira, 3 de agosto de 2010

Agosto é mês de cachorro louco


Na noite de 6 de junho de 1885, a vacina anti-rábica foi aplicada pela primeira vez em um ser humano, através do trabalho de Pasteur. Após todos estes anos, mantém-se latente em meio a população dúvidas em relação a raiva, uma doença muitas vezes confundida com lenda. A idéia que todos reproduzem é que agosto é o mês do "cachorro louco".
Para o veterinário Antonio de Oliveira Lobão, o vírus da raiva pode atingir os cães em qualquer época do ano. A fama de que agosto é um mês onde os casos se acentuam tem do ponto de vista médico, certo fundamento. Segundo Lobão, durante os meses de maio, junho e julho, é verificado maior incidência de promiscuidade entre os animais, ocasionando brigas entre eles.
Estas agressões estariam relacionadas com a difusão do vírus da forma mais extensa, culminando no mês de agosto - o vírus geralmente permanece incubado de 14 a 60 dias.
Ao contrário do que a opinião pública imagina, a raiva não é uma doença que atinge somente os cães, mas todos os mamíferos de um modo geral. Dentro do perímetro urbano, são detectados em números maiores os casos de raiva em cães, no entanto, também são registrados contágios através de outros animais domésticos como o gato.
Um dos sintomas da raiva ou a hidrofobia tem duas explicações. Uma estaria relacionada ao fato das pupilas do animal raivoso ficarem dilatadas, o que determina que qualquer contato com a luz, deixa o animal incomodado. "Quando vai beber água, o reflexo da luz constrange o cachorro", ressaltou Lobão. Por sua vez, a segunda explicação estaria relacionada com a paralisia dos músculos da garganta que também atinge o animal raivoso, neste caso, o cão evita a água porque tem sede e não consegue beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário